Inverno deve apresentar temperaturas amenas no RS
Segundo meteorologistas os fenômenos El Niño e La Niña não devem interferir na estação
Publicado em 21 de junho de 2017
Compartilhar
A- A A+
A estao mais fria do ano, o inverno, comea oficialmente 1h24min da madrugada desta quarta-feira. No Rio Grande do Sul a tendncia , segundo a Metsul, de um inverno menos frio, na comparao com 2016. As temperaturas devem ficar prximas ou acima da mdia durante a maior parte da estao. Episdios de frio intenso, com marcas negativas e formao de geada devem ser mais pontuais. A marca dos dias deve ser de tarde agradveis com frio noite. Alm disso no esto descartadas jornadas de temperatura alta com possibilidade de alguns episdios de calor mais forte, especialmente entre agosto e setembro.

Os fenmenos El Nio e La Nia, aquecimento e resfriamento das guas do Oceano Pacfico Equatorial, respectivamente no devem interferir de forma significativa este ano. No decorrer da estao espera-se que prossiga este cenrio no Pacfico sem os fenmenos de grande escala, conforme a meteorologista da MetSul Meteorologia Estael Sias.

A chuva no inverno de 2017 deve apresentar grande variabilidade regional sem excessos generalizados como em 2015, ano de Super El Nio. Haver regies do Estado que vo terminar o inverno com chuva abaixo da mdia enquanto outras regies gachas tendem a ter precipitaes prximas ou acima da mdia. Este ano, provvel que bloqueios atmosfricos sejam mais freqentes, o que deve levar a perodos de tempo mais seco e temperatura acima da mdia com chuva concentrada mais ao Sul do Estado.

Jornadas mais frias

As jornadas mais frias costumam ocorrer sob influncia de ciclones extratropicais intensos no Atlntico Sul e que so responsveis por impulsionar massas de ar muito gelado para o Estado. Quando o frio est acompanhado de um ciclone potente, comum os gachos terem o vento Minuano, sensao trmica negativa, minimas muito baixas, geada ampla e em alguns casos neve. Ocorre que mesmo no inverno so normais dias com calor em qualquer ms da estao, especialmente durante agosto e setembro.

Transio do outono

A transio de perodos amenos ou quentes para frios pode se dar bruscamente com alto risco de tempo severo na forma de temporais com vento forte e granizo, especialmente se estiver presente um fenmeno conhecido como corrente de jato de baixos nveis, que traz ar quente e vento Norte com forte intensidade antecedendo a chuva e os temporais. Essas correntes de vento quente a cerca de 1500 metros de altitude so comuns horas antes da chegada de frente fria intensa associada a um grande ciclone. Em agosto cresce o risco de granizo e setembro tem uma maior propenso a vendavais fortes. O Rio Grande do Sul tem histrico at de tornados graves no inverno, especialmente na Serra.

O ltimo dia do outono teve temperatura de 5C abaixo de zero no Rio Grande do Sul e a primeira mnima negativa de 2017 foi registrada ainda no fim de abril. O outono teve duas ocorrncias de neve, a maior em 9 de junho e uma inexpressiva em 19 de junho. Neste ano, a temperatura ficou mais perto do normal no Rio Grande do Sul durante o outono e no repetiu a estao extremamente fria de 2016 que fugiu muito aos padres histricos. Em 2017, o outono no Estado anotou 5 dias com temperatura negativa. No mesmo perodo do ano passado foram 24 dias.
Fonte: Correio do Povo
Fotos
Comentários